Noticias

14 de janeiro, 2015

É fácil fazer confusão na hora da escolha. Realmente os painéis de madeira MPD e MDF são bem parecidos, inclusive nos processos de fabricação e, por isso, geram dúvidas.

Explicaremos, portanto as diferenças entre eles:

Ambos são produzidos a partir do pinus e do eucalipto, originários de reflorestamento. A diferença é evidente na densidade das partículas, já que os materiais são obtidos a partir da prensagem e da extração de fibras de madeira.

Os painéis MDF (“Medium Density Fiberboard” que significa “Chapa de Fibra de Madeira de Média Densidade”) são muito resistentes, com superfície menos porosa que permite melhor acabamento para pinturas dando maior criatividade no design dos ambientes. São ideais para mobiliário, molduras e revestimentos aparentemente mais precisos.

Os painéis MDP (“Medium Density Particleboard”, que significa “Painel de Partículas de Média Densidade”) por sua vez, são muito utilizados em fabricações de móveis, tanto para áreas residenciais quanto para áreas comerciais, como em portas, gavetas e prateleiras. Tem uma resistência a arrancamento de parafusos e inchamento.

Ambos são resistentes à umidade, mas vale lembrar que não são à prova d’água, mas podem ser utilizados em móveis e decorações para cozinhas e banheiro, desde que revestidos em toda sua superfície e bordas. Eles são prensados em alta temperatura, em torno de 200º C, fazendo com que todos os tipos de insetos sejam exterminados na sua fabricação, inclusive o cupim.

A junção dos dois resulta em algo bem interessante, bonito e criativo.

Vale a pena utilizar-se dos painéis para a decoração.

Porém, ainda há um terceiro tipo de painel: O Hardboard ou Chapa de Fibra, feito com fibra de eucalipto de reflorestamento e possui uma alta densidade e só está disponível em espessuras finas (2,5 / 3 / 5,1 mm). É ideal para ser estampado, pintado, laqueado, revestido, etc. Sua flexibilidade é ótima para aplicações em fundo de móveis, embalagens, dentre outros.

Antes de utilizar-se de algum painel de madeira, seja MDP, MDF ou Chapa de Fibra, certifique-se de que o produto está de acordo com as normas nacionais e internacionais e se a empresa é comprometida com a sustentabilidade. Seu produto final será maravilhoso, além de contribuir e respeitar o meio ambiente.

 

via:blogduratexpaineis



Solicite uma visita

contato@moveisvitorino.com.br
+55 11 3392-6335 / 3392-6284

Solicite um orçamento

contato@moveisvitorino.com.br
+55 11 3392-6335 / 3392-6284